SEJA BEM VINDO!

Estamos muito felizes em compartilhar um pouco do nosso trabalho.

Não esqueça de deixar o seu comentário!

Curta no Facebook

Curta nossa fanpage no facebook: http://www.facebook.com/EMProfaRosaMaria

30 março 2011

Um pouco de nossas atividades em 2011

Fazendo arte!

Brincando com Música

Movimentando o corpo!


25 março 2011

Projeto Pedagógico 2011 - tema: água

Realizando experiências buscamos proporcionar a vivência de forma consciente, crítica e criativa.
Experimentando a formação das nuvens!

Vivenciando os estados da água!

Construindo um filtro!

Água tem sabor?

10 março 2011

Projeto pedagógico 2011

Projeto Pedagógico 2011
Elemento: água

Período: 1º DE MARÇO A 10 DE MAIO


A água é um elemento essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos soluvéis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.

Objetivos específicos:
Reconhecer a água como elemento fundamental para asobrevivência dos seres vivos;
Compreender a água como um componente importante do nosso corpo;
Perceber que a água tem várias utilidades;
Experimentar diferentes possibilidades utilizando água no cotidiano;
Identificar a água em diferentes ambientes da natureza;
Conscientizar sobre sua correta utilização e preservação;

04 março 2011

GRITO DE CARNAVAL!

Olha, o animado Bloco da Rosa Maria!


01 março 2011

Projeto pedagógico 2011


A Ciência Natural está presente no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) e poderia ser um “eixo integrador que mobiliza e enriquece outras áreas e domínios curriculares”, contribuindo para o desenvolvimento de valores, comportamentos sociais e atitudes científicas, envolvendo uma dimensão cognitiva e uma afetiva, possibilitando o desenvolvimento da curiosidade, criatividade, espírito crítico, persistência, flexibilidade de pensamento, respeito, tolerância, cooperação e autoconfiança. (FIALHO, 2009).
O ensino de Ciências deve partir do conhecimento cotidiano. E vivenciando este cotidiano o aluno se sente motivado a aprender o conteúdo científico, porque faz parte de sua cultura, do desenvolvimento tecnológico e do modo de pensar de todos. Desta forma, ajuda a criança a se desenvolver, de maneira lógica e racional, facilitando o desenvolvimento de sua razão para os fatos do cotidiano e a resolução dos problemas práticos.
A criança é naturalmente curiosa, desejosa de saber, conhecer, experimentar. Sábia, ela tem noção, ainda pequena, de que há muito o que conhecer no mundo.
Para perceber isso, basta deixá-la falar, perguntar, questionar, sem medo de ouvir perguntas escabrosas ou difíceis de responder.
Como a curiosidade é uma aliada da aprendizagem, buscamos através de um trabalho dinâmico desenvolver o ensino de ciências propiciando o contato com a diversidade de formas de vida e de ambientes.
A criança para construir conhecimentos, precisa agir, perguntar, ler o mundo, olhar imagens, criar relações, testar hipóteses e refletir sobre o que faz, de modo a reestruturar o pensamento permanentemente.

Dentre os inúmeros temas relativos a ciências, selecionamos os quatro elementos naturais, ou seja: água, terra, fogo e ar. Esses elementos referem-se ao que seria essencial à vida humana no planeta.
Buscamos, então, construir a partir do trabalho a ser desenvolvido sobre os quatro elementos naturais, uma Ciência viva, prazerosa, instigante, rica e sensível e não fria, distante, estanque e puramente quantitativa. Onde, a Ciência seja compreendida como necessidade básica de compreender o mundo, com vistas a sobreviver e viver melhor e despertar no aluno o prazer em desvendar o mundo, o homem, o ambiente em que viver.

Apontamos os seguintes objetivos gerais desse projeto pedagógico:

Ampliar as experiências dos alunos para construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural;
Propiciar o contato dos alunos com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, que sejam instigados por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representa-los;
Possibilitar nas crianças a oportunidade de se expressarem e de compreender o mundo em que vivem;
Propiciar que os alunos vivenciem uma Ciência viva, prazerosa, instigante, rica e sensível;
Compreender a Ciência como necessidade básica de compreender o mundo, com vistas a sobreviver e viver melhor;
Despertar no aluno o prazer em desvendar o mundo, o homem, o ambiente em que vive;
Conhecer os 4 elementos naturais da natureza;
Reconhecer a importância dos 4 elementos naturais para a nossa vida
Elaborar e produzir jogos e materiais didáticos que contribuam para o processo de ensino e de aprendizagem sobre 4 elementos naturais da natureza;