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24 setembro 2010

5º e último dia Seminário: Criança também sabe se cuidar.

No Centro de Estudos, reservamos um momento para uma Oficina com a COMLURB sobre material reciclável.






Momento bem divertido.


Palestra Elson - Parceria COMLURB.






Encerrando as atividades desse Seminário com entrega de certificados a todos Funcionários que muito se dedicaram para o sucesso dessa atividade.


23 setembro 2010

4º dia Seminário: Criança também sabe se cuidar.

Cuidando do próprio corpo com exercícios diários para uma vida saudável.








22 setembro 2010

3º dia Seminário: Criança também sabe se cuidar.

Hoje, o dia é de apresentação dos alunos sobre temas de saúde abordados em sala de aula.






21 setembro 2010

2º dia de Seminário: Criança também sabe se cuidar.

Teatro Grupo Porta Aberta - Parceria COMLURB




Apresentando a importância dos 3R, principalmente, a coleta seletiva.



As crianças adoraram.

20 setembro 2010

Plantio de mudas: cuidando do meio ambiente.
















1º dia de Seminário: Criança também sabe se cuidar.

Palestra Dr. Claudio - parceria Posto de Saúde Ernani Braga








Palestra Filipe - parceria Ciclos Consultoria






18 setembro 2010

Seminário: Criança também sabe se cuidar



AGUARDEM!!!




05 setembro 2010

Sub Projeto: SEMEANDO O PRAZER DA LEITURA E COLHENDO AVENTURAS

Projeto Pedagógico 2010: ‘Brincar de Ler’
Sub Projeto: SEMEANDO O PRAZER DA LEITURA E COLHENDO AVENTURAS
Seminário: Criança também sabe se cuidar


Problema:
Considerando a saúde como um tema transversal, percebe-se a necessidade de se assegurar uma ação integrada e intencional entre os campos da educação e saúde, uma vez que ambos se pautam, fundamentalmente, nos princípios de formação da consciência crítica e no protagonismo social.
A saúde no espaço escolar é concebida como um ambiente de vida da comunidade em que está inserida a escola, cujo referencial para ação deve ser o desenvolvimento do educando, como expressão de saúde, com base em uma prática pedagógica participativa, tendo como abordagem metodológica a educação em saúde transformadora a literatura enfatiza que a escola é um ambiente propício para a aplicação de programas de educação em saúde, pois a mesma está inserida em todas as dimensões do aprendizado.

Pergunta:
O que é saúde? O que é vida saudável? O que é ambiente saudável?
Quais são os conhecimentos dos alunos e da comunidade escolar sobre saúde?
Nossos alunos podem ser promotores de saúde?
Como a escola pode intervir na saúde da comunidade escolar?

Justificativa:
Considerando-se que na Educação Infantil, a saúde deve estar relacionada aos cuidados com o meio ambiente, bem estar físico e mental, higiene, nutrição, lazer, integração, cooperação, respeito mútuo e que esta sofre várias influências da sociedade, torna-se necessária à abordagem interdisciplinar desse tema, partindo das vivências das crianças no sentido de prepará-las para uma vida saudável.

Objetivo Geral:
 Despertar o gosto pela leitura;
 Estimular a capacidade de expressão oral;
 Desenvolver o raciocínio lógico;
 Desenvolver a linguagem oral e escrita;
 Desenvolver o cuidado como elemento promotor de saúde;
 Formar de hábitos higiênicos com base na educação;
 Promover o bem estar e a integração das crianças;
 Estabelecer vínculo entre profissionais de saúde e a comunidade escolar;
 Incorporar princípios de promoção da saúde na prática pedagógica.

Objetivo Específico:
 Estimular o cuidado com a saúde;
 Ampliar o vocabulário dos alunos;
 Apropriar-se da escrita e da leitura (não convencionais);
 Estimular os hábitos de higiene e alimentação saudável;
 Desenvolver hábitos saudáveis quanto à higiene pessoal, à alimentação, à prática esportiva, ao trabalho e ao lazer;
 Ampliar as possibilidades expressivas do movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
 Proporcionar trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;

Prazo do Projeto:
Durante todo o mês de setembro e outubro.

Beneficiados:
Toda comunidade escolar.

Metodologia:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula.

Recursos necessários:
Os recursos materiais são disponibilizados com o objetivo de proporcionar aos alunos, responsáveis e funcionários ambientes saudáveis e prazerosos. Para o desenvolvimento desse projeto iremos utilizar: Televisão, vídeos e DVDs, aparelhos de som, materiais de Educação Física, brinquedos educativos, além de revistas, jornais, livros, e materiais necessários para a realização de atividades artísticas.

Desenvolvimento:
• 1ª Etapa: Apresentar a diversidade de situações de saúde;
• 2ª Etapa: Intensificar a promoção de saúde, através de ações como hábitos de higiene e etc;
• 3ª Etapa: Utilizar diversas mídias a fim de exemplificar situações de saúde;
• 4ª Etapa: Selecionar o conteúdo e a forma de atuação no Seminário de saúde;
• 5ª Etapa: Participação efetiva nas ações do Seminário;

Observações:
* Foi organizado um seminário, com apresentações internas dos alunos e parcerias com COMLURB, SMS, Ciclos Consultoria e CSA a fim de esclarecer a toda comunidade escolar, as necessidades de ações para promoção de saúde.

Avaliação do Projeto:
Será realizada de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc.
O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

Considerações Finais:
Esse projeto busca acesso à informações importantes sobre saúde, já que a informação é fundamental tanto para profissionais como para familiares, pois na medida em que são informadas, as pessoas compreendem etapas do desenvolvimento infantil, associam com ações de sua prática (familiar ou educacional) e identificam fatores de risco.

Bibliografia:
BRASIL. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009;

BRASIL, Parâmentros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC/ SEF/SEESP,1999;

VILLARD, Raquel. Ensinando a gostar de Ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro:Dunya, 1997;

HOFFMANN, Jussara. Cadernos Educação Infantil: Avaliação na Pré Escola: Um Olhar sensível e reflexivo sobe a criança.Porto Alegre:Mediação,2006;

Orientações Curriculares para a Educação Infantil (2010). Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, Subsecretaria de Ensino, Coordenadoria de Educação – Gerência de Educação Infantil;

OLIVEIRA, Zilma de Moraes (et. Al.). Creches: crianças, faz de conta e Cia. Petrópolis, RJ:Vozes, 1992.

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/4834/a-promocao-da-saude-na-educacao-infantil
http://sites.ffclrp.usp.br/paideia/artigos/26/01.htm
http://www.scielo.br/pdf/paideia/v13n26/02.pdf
http://www.portaleducacao.com.br/arquivos/arquivos_sala/media/objeto_de_aprendizagem_promocao_saude_educacao_infantil.pdf

04 setembro 2010

Curso de Educação Ambiental

Um programa ThyssenKrupp CSA de Comunicação e Educação Ambiental com realização pela Ciclos consultoria.
Curso realizado em um fim de semana em Teresópolis.