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30 abril 2010

Centro de Estudos

Um momento de reflexão e estudo.




Quem resolveu contar histórias para criança?


Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças?

Daquela história contada antes de dormir?
Ou daquela contada pela professora na escola?

Quem resolveu contar histórias para criança?

16 abril 2010

Uma visita inesperada.




05 abril 2010

Sub Projeto - Abril

Projeto Pedagógico 2010: ‘Brincar de Ler’
Sub Projeto: QUEM RESOLVEU CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇA?



Problema:
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.

Pergunta:
Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental?
Quem resolveu contar histórias para criança?

Justificativa:
Devido ao desenvolvimento do contexto global, a falta de hábitos familiares, criaram-se uma distâncias entre a criança e os livros infantis.
Este projeto visa rememorar o mágico universo da infância, resgatando o gosto pelas histórias infantis desenvolvendo assim a escrita, a fala, expressando as emoções e os sentimentos, a socialização e os valores morais.

Objetivo Geral:
 Despertar o gosto pela leitura;
 Estimular a capacidade de expressão oral, através de narrativas livres e/ou direcionadas;
 Explorar de forma lúdica a leitura infantil;
 Desenvolver o raciocínio lógico;
 Desenvolver a linguagem oral e escrita;

Objetivo Específico:
 Estimular o recontar histórias;
 Ampliar o vocabulário dos alunos;
 Apropriar-se da escrita e da leitura (não convencionais);
 Possibilitar a interação;
 Ampliar o conhecimento do mundo por meio da música;
 Ampliar as possibilidades expressivas do movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
 Proporcionar trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
 Ouvir, perceber e discriminar diferentes ritmos e produções musicais;
 Brincar com a música: imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

Prazo do Projeto:
Durante todo o mês de abril.

Beneficiados:
Todos os alunos.

Recursos necessários:
Os recursos materiais são disponibilizados com o objetivo de proporcionar aos alunos, responsáveis e funcionários ambientes saudáveis e prazerosos. Para o desenvolvimento desse projeto iremos utilizar: Televisão, vídeos e DVDs, aparelhos de som, materiais de Educação Física, brinquedos educativos, além de revistas, jornais, livros, e materiais necessários para a realização de atividades artísticas.

Desenvolvimento:
• Ler e interpretar as histórias infantis
• Resumir e recontar para os colegas.
• Criar coletivamente “finais” diferentes das histórias contadas

Observações:
A turma 13 sentiu a necessidade da produção/confecção de um castelo para a dramatização das histórias.

Avaliação do Projeto:
Será realizada de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc.
O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

Considerações Finais:
Os alunos entenderão a importância do ouvir e contar as histórias, interpretarão a essência das mesmas conhecendo melhor as historinhas, tendo assim um crescimento intelectual e pessoal. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias.

Bibliografia:
BRASIL. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009;

BRASIL, Parâmentros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC/ SEF/SEESP,1999;

VILLARD, Raquel. Ensinando a gostar de Ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro:Dunya, 1997;

HOFFMANN, Jussara. Cadernos Educação Infantil: Avaliação na Pré Escola: Um Olhar sensível e reflexivo sobe a criança.Porto Alegre:Mediação,2006;

Orientações Curriculares para a Educação Infantil (2010). Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, Subsecretaria de Ensino, Coordenadoria de Educação – Gerência de Educação Infantil;

OLIVEIRA, Zilma de Moraes (et. Al.). Creches: crianças, faz de conta e Cia. Petrópolis, RJ:Vozes, 1992.