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30 março 2010

Fabrica de Chocolate


Um sucesso! Uma delícia!

Descobrindo o brinquedo maravilhoso: o LIVRO


Através do livro, vamos desenvolver a Educação Ambiental.
O primeiro passo é fazer com que cada ser humano conheça o meio ambiente em que vive e crie vínculos emocionalmente positivos com a sobrevivência da Terra, pois somente assim ele perceberá que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.

05 março 2010

Educação Ambiental - Água

Projeto Pedagógico 2010: ‘Brincar de Ler’
Sub Projeto: ‘DESCOBRINDO O BRINQUEDO MARAVILHOSO: O LIVRO’
Tema: Educação Ambiental - ÁGUA



"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

Problema:
Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais, é preciso preservar o que é vital para toda a humanidade. O homem tem consumido mais do que a natureza consegue repor e piora ainda mais a situação quando polui com seu lixo o pouco que não consome.

Pergunta:
De que forma podemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a escassez de água?

Justificativa:
Quase a metade das fontes de recursos hídricos - precipitação (chuvas), escoamento (rios) e fluxo de águas subterrâneas, que é recarregado através da umidade do solo - se encontra na América do Sul, e desses, mais da metade está no Brasil, daí a importância da nossa participação enquanto seres humanos e cidadãos responsáveis.
O Brasil faz parte do maior aqüífero, reservatório de água doce, do mundo. Além da dimensão gigantesca, contém águas que podem ser consumidas sem necessidade de tratamento prévio, devido aos mecanismos de filtração e autodepuração biogeoquímica que ocorrem no solo.
As escolas através da educação ambiental, as associações de moradores oferecendo sua competência para mobilização da comunidade, muito poderão contribuir para multiplicarmos os processos que diminuem o consumo acelerado dos recursos hídricos.
O primeiro passo é fazer com que cada ser humano conheça o meio ambiente em que vive e crie vínculos emocionalmente positivos com a sobrevivência da Terra, pois somente assim ele perceberá que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.

Objetivo Geral:
 Promover a conscientização sobre a importância da utilização racional dos recursos hídricos para evitar que todos soframos as severas consequências da interferência do homem no nosso meio-ambiente.
 Promover a conscientização e a instrução da comunidade escolar sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, revertendo a situação de degradação do meio ambiente para garantir a boa qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.
 Transmutar as energias da relação Homem-Meio Ambiente, de puro poder consumista para a energia construtiva da sustentabilidade, da preservação e do crescimento conjunto.

Objetivo Específico:
 Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações.
 Reconhecer a importância e utilidade da água na vida das pessoas.

 Zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos à água.

 Promover a proteção, preservação e recuperação da água no planeta através da educação ambiental, de modo a assegurar para a atual e futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade.

 Construir valores básicos da consciência cidadã da criança, ou seja que ela no futuro tenha hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação e desenvolvimento sustentável da Terra.

Prazo do Projeto:
Durante todo o ano letivo, com ênfase no mês de março.

Beneficiados:
População em geral.

Metodologia:
• Conversa informal e informativa com toda comunidade escolar;
• Planejamento de atividades;
• Realização das atividades;
• Replanejamento e avaliação;

Recursos necessários:
Os recursos materiais são disponibilizando com o objetivo de proporcionar aos alunos, responsáveis e funcionários ambientes saudáveis e prazerosos. Para o desenvolvimento desse projeto iremos utilizar: Televisão, vídeos e DVDs, aparelhos de som, materiais de Educação Física, brinquedos educativos, além de revistas, jornais, livros, e materiais necessários para a realização de atividades artísticas.

Desenvolvimento:
• 1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
• 2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
• 3ª Etapa: confeccionar um livro com figuras e montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
• 4ªEtapa: trabalhar com músicas, como por exemplo, a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
• 5ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para os animais, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.

Observações:
A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.

Avaliação do Projeto:
Será realizada de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc.
O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

Finalizando:
Buscamos, ao término do projeto, que as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados, de modo a assegurar para a atual e futuras gerações a disponibilidade de água doce e limpa no planeta.

Bibliografia:
http://www.projetoagua.org.br/vermidia.php?cod_midia=104
http://www.projetoagua.org.br/
http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/projeto-agua-importancia-para-nossas-vidas.htm
http://www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-na-educacao-infantil-reducao-reutilizacao-e-reciclagem.html